Salada de Bacalhau

by abril 14, 2017
Boa noite, pessoal!

Estamos a dois dias da Páscoa... Por esse motivo trago para vocês uma receita deliciosa, prática e muito em conta para aquele almoço especial de domingo com a família: uma salada de Bacalhau! Segue abaixo a receita: Ingredientes: - 500 gramas de bacalhau dessalgado. - 6 batatas inglesas cozidas em ponto firme - 100 gramas de azeitonas preta das grandes picada - 1/2 maço de cheiro verde e cebolinha - 1 cebola roxa inteira cortada em gomos grandes - 1/2 pimentão vermelho cortado em gomos grandes. - Azeite , sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhe o bacalhau, deixe esfriar e depois desfie. Cozinhe também as batatas, deixando-as em um ponto firme.

Junte os ingredientes em um recipiente e tempere com azeite, sal e pimenta à gosto.

Deixe a salada "descansar" por pelo menos 3 horas antes de servir para apurar o sabor. Sirva e tenha um excelente almoço!

O custo médio desta receita é de apenas R$ 25,00.
Obs: os créditos pela receita e também pela foto são da nossa querida amiga, Chef Thecla Oliosi!

Tortinhas de Chocolate

by abril 07, 2017
Bom dia pessoal! Como vão vocês?

A Páscoa está se aproximando, portanto nossos alunos do projeto Porções do Saber trazem para vocês uma receita muito simples e gostosa: as Tortinhas de Chocolate! Vamos à receita:

Ingredientes
Massa:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa rasas de açúcar de confeiteiro
150 g de margarina gelada
1 pitada de sal
1 ovo batido

Recheio:
300 g de chocolate ao leite ou meio amargo
1 caixinha de creme de leite 200 g
Modo de preparo
Massa:

Com a farinha, o açúcar, a margarina e o sal faça uma "farofa". Misture o ovo até formar uma massa que não grude mas mãos.

Forre o fundo e lateral de 25 forminhas de empadinha sem untar. Fure com garfo e leve para assar em forno pré-aquecido por 10 a 12 minutos.

Recheio:

Em uma vasilha de vidro seca derreta o chocolate ao leite ou meio amargo no micro-ondas (aproximadamente de 1 minuto).

Retire do micro-ondas, mexa bem até que fique bem derretido, e acrescente o creme de leite.
Nas tortinhas assadas e frias coloque o recheio. Decore a gosto e sirva. Não é necessário levar à geladeira.

Rendimento: 25 tortinhas
Tempo de Preparo: 30 minutos

Porções do Saber na Globo!!

by abril 06, 2017
Bom dia, pessoal! Como vão vocês?

Hoje vou contar para vocês como foi nossa experiência no programa É de Casa, da Rede Globo!

:: Como surgiu o convite?

A oportunidade para participar do programa matinal dos sábados surgiu de um convite feito pela produção do programa, que entrou em contato com o nosso colégio, a Escola Municipal Rodrigues Alves, buscando informações sobre um tal projeto que ensinava Matemática através da culinária (o Porções do Saber).

A produção nos perguntou se topávamos fazer uma matéria durante a aula com a incrível Cissa Guimarães e depois apresentar o projeto e cozinhar ao vivo no programa. É claro que, sem titubear, aceitamos! Com o convite feito, e prontamente aceito por nós, agora era segurar a ansiedade até a data chegar. 

:: A Gravação no Colégio!

Duas semanas após o contato com a produção do É de Casa, chegava enfim o dia da tão aguardada gravação da matéria em nosso colégio com a ilustre Cissa Guimarães!

A ansiedade era enorme, os alunos mal podiam esperar para que ela chegasse para filmar. Para um dia tão especial, a receita escolhida pelas crianças para apresentar eram dois deliciosos quiches: um de queijo com presunto e outro de muçarela com espinafre!

Quando Cissa chegou ao colégio, muito simpática e alegre, cumprimentou aluno por aluno! Eles, claro, se sentiram muito felizes por poder conhecê-la pessoalmente.

Para gravar conosco, Cissa veio acompanhada de um diretor sensacional, xocante.... Eduardo Xocante! Extremamente carinhoso, animado e divertido, Xocante conduziu a gravação de forma leve, deixando todos nós à vontade, como se não estivéssemos sendo filmados. Foi realmente demais!

:: O programa Ao Vivo!

Após o dia da gravação, tínhamos que aguardar agora chegar o dia de nossa participação ao vivo, marcada para o dia 03/12/2016.  Foi então que na semana em que íamos nos apresentar, ocorreu o trágico acidente com o avião da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas...

No sábado seguinte ao incidente, dia 03/12, lá estávamos nós (eu, os alunos e seus responsáveis e minha esposa) aguardando no estúdio para saber se nossa matéria iria ao ar ou não. Pudemos conhecer toda a estrutura e espaço do estúdio e, claro, tirar fotos. Realmente o programa é fiel ao seu nome, pois nos sentimos literalmente em casa!

A equipe de funcionários, direção e produção eram fantásticos! Todos sempre muito atenciosos, simpáticos e carinhosos com todos nós! Os apresentadores nem se fala, são um capítulo à parte! Extremamente simples, amorosos, acolhedores! Nos fizeram se sentir em casa!
Mas apesar de ansiosos para saber se iríamos entrar ao vivo ou não, estava claro que aquele sábado não havia clima... era um dia para prestar as devidas homenagens às vítimas e seus familiares. Usamos inclusive fitinhas de luto na cor da "Chape". Foi então que nossa participação foi cancelada. Neste mesmo dia, o simpaticíssimo Zeca Camargo veio até nós para gravar uma chamada para o programa.

Sem termos participado no sábado dia 03/12, tivemos que esperar mais duas semanas pela tão aguardada aparição ao vivo! Então, no sábado dia 17/12/2016, lá estávamos todos nós novamente! Agora sim, ao vivo, no plim plim, para todo o Brasil!
Ficamos muito à vontade durante todo o programa, sempre recebendo o carinho dos apresentadores e de toda a produção. E ainda tivemos a oportunidade de conhecer a cantora Wanessa Camargo, que também era uma simpatia!

Já quase no fim do programa, eu (logo eu!) tinha que cometer uma gafe... Todos sabíamos que o nome da receita era "Mini Empanados de Frango", já que o termo "Nugget" refere-se a uma marca registrada. Os alunos foram impecáveis, não errando em momento algum... eis que então, Cissa faz um comentário sobre os molhos que fizemos de acompanhamento e eu respondo "sim, e combina muito bem com os nossos Nuggets!" (Nããããoooo!!!). Eu fui tão bem recomendado e cometo um vacilo desses... mas, graças a Deus, a situação foi contornada. O problema é que este meu "Falha Nossa" vai ficar para sempre registrado....

Vale ressaltar que os Mini Empanados ficaram deliciosos e todos no estúdio adoraram! Ao fim do programa, pudemos novamente tirar fotos com os apresentadores. Bem, e foi assim a participação global do projeto Porções do Saber! Que venham mais oportunidades como essa de divulgarmos este projeto que pretende mudar a forma de ensinar Matemática, tornando a matéria divertida e prazerosa de se aprender!

Abaixo você confere uma galeria de fotos da nossa participação no É de Casa! Até mais!














Como saber se o Ovo está bom?

by março 31, 2017
Bom dia, pessoal! Como vão vocês? Espero que muito bem!

Hoje trago uma dica bem interessante: você sabe como fazer para avaliar se o ovo está bom para ser consumido? Não?! Então fique atento a esta dica:


Primeiramente encha um copo com água e, em seguida, coloque o ovo dentro. 

- Caso ele vá para o fundo do copo na posição horizontal, isso significa que o ovo está muito fresco, ou seja, que foi posto há poucos dias

- Caso ele vá para o fundo e fique levemente inclinado, significa que o ovo está fresco e que foi posto há pelo menos uma semana.

- Caso o ovo flutue parcialmente, significa que este ovo ainda está bom para ser consumido, mas que foi posto há algum tempo, em média 2 ou 3 semanas.

- Caso o ovo flutue por completo, até a superfície, significa que o ovo não está próprio para ser consumido, pois já foi posto há mais de 1 mês.

Porções do Saber com Éric Jacquin

by março 30, 2017
Boa noite, pessoal! Tudo bom com vocês?

Dessa vez venho trazer para vocês a nossa participação no programa do renomado Chef Éric Jacquin, o Pesadelo na Cozinha, da Band.

:: Mas... como essa oportunidade surgiu?

Em meados de dezembro de 2016 fomos convidados a participar da gravação do programa, que viria a estrear em janeiro de 2017. E é claro que prontamente aceitamos, já que, para nós que trabalhamos com a culinária, seria uma honra conhecer pessoalmente um dos mais famosos Chef's de cozinha da atualidade!

:: O Burg One 

Antes de aceitarmos participar, fomos informados de como era a dinâmica do programa, no qual Jacquin usa toda a sua experiência para recuperar restaurantes praticamente falidos... Mesmo tendo sido informados, não imaginávamos o que encontraríamos pela frente: Burg One, um restaurante à beira do caos... serviço de atendimento péssimo, falta de higiene e organização, comida ruim...

Pensamos então que a experiência seria um desastre... mas isso era impossível.... primeiro, pois estávamos acompanhados da nossa querida amiga, e também Chef, Thecla Oliosi (nossa professora de comida japonesa, da Escola de Gastronomia Rio de Janeiro), segundo, pois estávamos na presença do simpaticíssimo Jacquin (sim, é isso mesmo que você leu! O Chef mau-humorado que vemos na TV, na verdade é uma pessoa extremamente agradável e atenciosa!).

Voltando à nossa experiência no restaurante, as horas se passavam e nada do nosso pedido chegar... Fizemos diversas reclamações, o Chef Jacquin andava de um lado para o outro e nada dos pratos serem servidos... Muitos dos clientes que estavam conosco no restaurante desistiram de esperar e foram embora, mas nós ficamos firmes e fortes até o final!

:: No fim tudo deu certo!


Pof fim, nosso pedido chegou, mas não da forma que imaginávamos... a apresentação do prato não era das mais agradáveis, o hambúrguer estava muito passado (chamuscado, na verdade rsrs), mas para nós todo aquele "perrengue" pelo qual passamos valeu à pena, pois nos divertimos, demos boas gargalhadas e ainda fomos presenteados com o autógrafo da Chef Thecla e do Chef Jacquin!

Abaixo você confere o vídeo com o trecho do programa onde há a nossa participação no Pesadelo na Cozinha!


Mini Empanados de Frango

by março 30, 2017
Boa tarde, pessoal! Tudo bom com vocês?

Hoje trago para vocês nada menos do que a receita que fez o maior sucesso na Rede Globo, no programa É de Casa: os Mini Empanados de Frango!

:: A Receita

Vamos mostrar como é super simples de se fazer, além de ser muito saboroso e saudável!

Ingredientes:
1kg de peito de frango
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de salsa
1 cenoura ralada
300g de muçarela ralada ou ricota
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de aveia
Sal e pimenta à gosto

Para empanar
4 ovos
Farinha de trigo e farinha de rosca

Modo de Preparo:
- Triture o peito de frango cru, a cebola, a salsa e o alho no processador ou liquidificador.
- Em seguida, rale a cenoura e misture ao frango já triturado
- Acrescente a ricota amassada ou a muçarela ralada à mistura
- Tempere a mistura com sal e pimenta e, caso queira, um pacote de sopa de cebola
- Acrescente 1 colher de sopa de farinha de aveia
- Acrescente também o ovo e misture tudo até formar uma massa.
- Modele em formato de nuggets, passe no ovo, na farinha de trigo, no ovo mais uma vez e, por fim, na farinha de rosca.
- Asse em forno pré-aquecido por volta de 30 minutos, virando os nuggets na metade do tempo para que dourem por igual. Você também pode fritar, mas deste modo ele é menos saudável.

Joelho de Queijo com Presunto

by março 26, 2017
Boa tarde, povo! E aí, como vão vocês? Prontos para a receita de hoje?

Desta vez trago para vocês nada menos do que um delicioso Joelho de Queijo com Presunto, como aqueles de lanchonetes e padarias! A vantagem é que este que nossos alunos vos ensinam hoje é muito mais bem recheado e com um custo muito mais baixo que o comprado!

Este salgado, tipicamente carioca, também é conhecido como Italiano.

:: A Receita!

Quer aprender a fazer esta delícia na sua casa? Então vamos à receita:


Ingredientes

- 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
- 400ml de leite morno (1 2/3 xícara de chá)
- 100g de margarina (1 xícara de chá)
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa cheia) de açúcar (20g)
- 1 colher (sopa rasa) de sal
- Cerca de 830g de farinha de trigo (5 xícaras + ¼ de xícara de chá)
- 300g de presunto
- 400g de muçarela
- 2 ovos batidos

Modo de Preparo

Em uma tigela coloque o envelope de fermento biológico seco, 400ml de leite morno e misture até dissolver o fermento. Adicione a margarina, os ovos, o açúcar, o sal e misture bem. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e misture até formar uma massa lisa, homogênea e que não grude nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos.

Divida a massa em 2 partes. Com um rolo, abra uma parte da massa formando um retângulo bem grande (cerca de 100cm X 16cm). No centro do retângulo coloque metade das fatias de presunto, uma ao lado da outra, depois coloque as fatias de queijo e mais algumas fatias de queijo enroladas (sobre cada fatia de muçarela).

Pincele na borda 1 ovo batido e enrole a massa no sentido do comprimento. Deixe a o final da borda para baixo.

Com uma faca corte a massa em pedaços (cerca de 11cm) deixando cada pedaço com o presunto e o queijo.

Coloque em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo, pincele 1 ovo batido e deixe dobrar de tamanho (cerca de 40 minutos). Repita o mesmo procedimento com a outra metade de massa.

Leve para assar em forno alto pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Rendimento: 14 joelhos
Tempo de Preparo: 100 minutos

É isso aí, pessoal! Curtiu essa receita e o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Suco Detox

by março 25, 2017
Você sabe o que é um suco DETOX?

O suco detox é uma bebida que apresenta a combinação de alimentos que têm a função de fazer a limpeza hepática, auxiliando no processo de eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo. O processo é chamado de detoxificação, mas ganhou a abreviação “detox” a partir da popularização da prática.

Estas toxinas sobrecarregam o corpo e atrapalham o funcionamento das atividades normais do organismo e, por isso, devem ser eliminadas.

:: A Receita!

Vontade de tomar um suco saudável e refrescante ... segue uma receita deliciosa!

O Suco de Maracujá com Gengibre

Ingredientes

2 Maracujás médios, orgânicos se possível
1 colher de sopa de gengibre
2 colheres de sopa de mel
Suco de 2 limões
12 cubos de Gelo
1 litro de água

Modo de preparo:

- Bata no liquidificador o gelo, a polpa dos maracujás, o suco dos limões, o gengibre descascado, o Mel para adoçar e, por último, a água.
- Bata por pelo menos 2 minutos com velocidade alta.
- Consuma logo em seguida para ter certeza que ainda contenha todas as propriedades nutritivas.

Amigos e Alunos , façam e deixem aqui sua opinião sobre a receita!!

É isso aí, pessoal! Curtiu essa receita e o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Pão de Queijo de Liquidificador

by março 24, 2017
Boa tarde, visitantes!

Hoje estamos trazendo uma receita extremamente simples e que nossos alunos do projeto Porções do Saber simplesmente adoraram: o Pão de Queijo de Liquidificador!

:: Curiosidades sobre o Pão de Queijo!

Pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.

Na Colômbia, um produto muito similar ao pão de queijo, exceto pelo formato mais tradicional (achatado), é o pan de bono ou pandebono. Assim como o pão de queijo, o pandebono possui textura esponjosa, de baixa densidade, e que endurece em pouco tempo, características que se atribuem ao polvilho azedo, conhecido no país como almidón de yuca fermentado e que é obtido em um processo idêntico ao empregado no Brasil.

O Paraguai e as províncias argentinas de Misiones e Corrientes também possuem uma variação do pão de queijo, chamada de chipá, nome que também é utilizado no estado de Mato Grosso do Sul. A diferença da chipá para o pão de queijo é seu formato em "U".
Fonte: Wikipédia
:: A Receita!

Vamos conhecer essa receita deliciosa! Atenção: este vídeo contém "falhas nossas"!
Ingredientes
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de polvilho doce ou azedo
100 g (1 pacote grande) de queijo parmesão ralado ou queijo meia-cura ralado
200g de muçarela ralada
1 colher (chá) de sal
Queijo ralado para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

No liquidificador, bata primeiro os ingredientes líquidos e, em seguida, vá acrescentando aos poucos o restante dos ingredientes. Por último, coloque o queijo ralado e bata rapidamente.
Pré-aqueça o forno a 180 - 200 graus - temperatura média. Unte as formas de empada com margarina ou óleo.
Quando a massa estiver bem incorporada, coloque-a nas formas, enchendo somente até a metade. Se quiser, polvilhe os pães com queijo ralado.
Ponha as formas dentro de um tabuleiro. Leve ao forno pré-aquecido. Asse os pães de queijo por aproximadamente 30 minutos, ou até que estejam corados.

Rendimento: 40 pãezinhos ou mais, dependendo do tamanho
Tempo de Preparo: 40 minutos

É isso aí, pessoal! Curtiu essa receita e o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Danoninho Caseiro

by março 23, 2017
Bom dia, pessoal! Como vão vocês?

Hoje trago para vocês uma receita que muitos adoram: o Danoninho Caseiro! Nossos alunos puderem ver o quanto é simples de se fazer e quanto vocês economizaram fazendo ao invés de comprar no supermercado.

:: Mas antes... você sabe como surgiu o Iogurte?

Apesar da origem do iogurte não ser totalmente conhecida, uma das histórias se refere ao período Neolítico, quando o homem começou a domar e usar o leite de alguns mamíferos, como cabras, ovelhas. Relata-se que as condições a que eram submetidas o leite, eram ideais para sua fermentação, uma vez que permaneciam em marmitas de barro chegando a altas temperaturas. Chegou à Europa bem depois, por meio dos fenícios e egípcios onde passou a fazer parte da alimentação, principalmente na de crianças. 

Outra história que relata o surgimento do iogurte vem da Turquia, onde o leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra e transportados por camelos, condições que favoreciam também a criação de bactérias ácidas e a alteração do leite. 


O consumo do iogurte foi propagado por todo o mundo após a apresentação de alguns estudos que comprovaram os seus benefícios para a saúde. Contém proteínas, gorduras e carboidratos e conserva as mesmas vitaminas e sais minerais do leite, mas é ainda mais digestivo do que este.

Ao iogurte atribui-se o poder de prolongar a vida! Isto porque os povos dos Balcãs, conhecidos por sua longevidade, alimentavam-se quase exclusivamente de iogurte e batata. Além disso, o iogurte possui propriedades anti-sépticas e antibióticas.
Fonte: Mundo Educação
:: A Receita!

Vamos à receita do nosso danoninho caseiro:

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 caixas de creme de leite
200 g de iogurte natural
1 pacote de suco em pó, sabor morango (ou outro de sua preferência)

Modo de preparo

Em uma batedeira (ou liquidificador) bata todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa (aproximadamente 5 minutos)
Dispense a mistura em um recipiente e leve à geladeira até que esteja firme

Rendimento: 20 porções equivalentes ao potinho de Danoninho
Tempo de Preparo: 30 minutos

É isso aí, pessoal! Curtiu essa receita e o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Hambúrguer Caseiro

by março 22, 2017
Boa tarde, pessoal! Tudo bom com vocês?

Hoje trago para vocês uma sugestão de receita prática e saborosa, feita por nossos alunos do projeto Porções do Saber: o Hambúrguer Caseiro!

Mas... você sabe como surgiu o hambúrguer?

O hambúrguer, apesar parecer uma criação norte-americana, chegou a esse país pelas mãos de imigrantes alemães vindos dos arredores de Hamburgo (daí o nome). A história deste bife de carne moída teria iniciado no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

O uso de carne moída para fazer um bife arredondado a ser grelhado ou frito tem seus primeiros registros na Europa, mais especificamente na região dos Bálcãs e oeste da Turquia no início do século XIX. Era chamado de pljieskávica, ainda existindo hoje a iguaria com esse nome na região. Teria sido criado por um anônimo cozinheiro que queria usar carnes menos nobres trituradas para que fossem mais mastigáveis.

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a ideia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que, rapidamente, virou um prato típico da culinária alemã.

No século XIX, quando a América recebia grande quantidade de imigrantes, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana. Em 1836, no restaurante Del Monico's, em Nova Iorque, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio - entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.
Fonte: Wikipédia
:: A Receita:

Gostou de conhecer a história do hambúrguer? Então agora vamos aprender a fazê-lo!

Ingredientes:
- 1 kg de carne moída de sua preferência (chã, patinho, ou até mesmo picanha)
- Alho triturado
- Cebola picada
- Salsa e cebolinha
- 1 pacote de sopa de cebola (opcional)
- Sal à gosto

Modo de Preparo:

- Em uma tigela, misture a carne moída com o alho e a cebola.
- Acrescente a salsa, a cebolinha e o pacote de sopa de cebola (opcional)
- Acerte no sal e, em seguida, modele a carne em formato de hambúrguer, com aproximadamente 100g cada unidade. 
- Você pode congelar, fritar ou assar os hambúrgueres.

Rendimento: 10 unidades

É isso aí, pessoal! Curtiu essa receita e o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Porções do Saber na MultiRio

by março 21, 2017
Bom dia, visitantes! Como vão vocês?


Hoje venho trazer para vocês a matéria que foi publicada no site MultiRio, pertencente à prefeitura do Rio, sobre o projeto Porções do Saber. Confira:


Agora, com a palavra, os estudantes:

Emerson Quaresma, 13 anos, conta que é divertido dividir porções, adicionar ingredientes e aprender que muitas vezes os alimentos industrializados podem fazer mal ao nosso organismo.

Luana Moizinho, 12 anos, lembra que entendeu melhor fração graças à aula eletiva. Ao fazer cupcake, ela precisou triplicar a receita e teve que multiplicar ingredientes fracionados, ou seja, 2/4 de açúcar por 3, e assim por diante. “Ao medir os ingredientes, a questão clareou”, afirma ela.


Mariane Abreu, 11 anos, e Adrielle Nepomuceno, 13, explicam como aprenderam proporção: se uma lata de leite condensado é suficiente para fazer 25 brigadeiros, quantas serão necessárias para 100 docinhos?

As estratégias de Marcos estão dando certo. A E.M. Rodrigues Alves atende turmas de 7º, 8º e 9º anos. Portanto, necessariamente, os alunos chegam transferidos de outras unidades. O professor relata que, no primeiro bimestre do 7º ano, as notas em Matemática giram em torno de cinco ou seis, mas no terceiro bimestre chegam a oito, nove. Êxito comprovado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio – IDERIO –, que aplica provas de Matemática e Português e traz a escola em primeiro lugar entre todas as outras do município nos dois últimos anos.

Marcos diz que o êxito da matéria eletiva se estende também para as turmas regulares de Matemática: “As aulas do Porções do Saber são prazerosas e tornam mais simples o aprendizado de conceitos matemáticos. Além disso, os alunos que participam ajudam, depois, os demais colegas com exemplos da aula de culinária”.

Matéria retirada do site MultiRio

É isso aí, pessoal! Curtiu o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Tecnologia do Blogger.