Porções do Saber na MultiRio

Bom dia, visitantes! Como vão vocês?


Hoje venho trazer para vocês a matéria que foi publicada no site MultiRio, pertencente à prefeitura do Rio, sobre o projeto Porções do Saber. Confira:


Agora, com a palavra, os estudantes:

Emerson Quaresma, 13 anos, conta que é divertido dividir porções, adicionar ingredientes e aprender que muitas vezes os alimentos industrializados podem fazer mal ao nosso organismo.

Luana Moizinho, 12 anos, lembra que entendeu melhor fração graças à aula eletiva. Ao fazer cupcake, ela precisou triplicar a receita e teve que multiplicar ingredientes fracionados, ou seja, 2/4 de açúcar por 3, e assim por diante. “Ao medir os ingredientes, a questão clareou”, afirma ela.


Mariane Abreu, 11 anos, e Adrielle Nepomuceno, 13, explicam como aprenderam proporção: se uma lata de leite condensado é suficiente para fazer 25 brigadeiros, quantas serão necessárias para 100 docinhos?

As estratégias de Marcos estão dando certo. A E.M. Rodrigues Alves atende turmas de 7º, 8º e 9º anos. Portanto, necessariamente, os alunos chegam transferidos de outras unidades. O professor relata que, no primeiro bimestre do 7º ano, as notas em Matemática giram em torno de cinco ou seis, mas no terceiro bimestre chegam a oito, nove. Êxito comprovado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio – IDERIO –, que aplica provas de Matemática e Português e traz a escola em primeiro lugar entre todas as outras do município nos dois últimos anos.

Marcos diz que o êxito da matéria eletiva se estende também para as turmas regulares de Matemática: “As aulas do Porções do Saber são prazerosas e tornam mais simples o aprendizado de conceitos matemáticos. Além disso, os alunos que participam ajudam, depois, os demais colegas com exemplos da aula de culinária”.

Matéria retirada do site MultiRio

É isso aí, pessoal! Curtiu o nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos familiaresPorções do Saber - para quem tem fome de Matemática

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.